ÁGUA E SAÚDE: BEBER ÁGUA PREVINE QUAIS DOENÇAS?

agosto 20 2019

Descubra porque a água filtrada é tão importante para o consumo humano, quando o assunto é a prevenção e tratamento de algumas doenças.

Você sabia que a água é o elemento mais abundante do nosso organismo? Uma pessoa adulta é composta por cerca de 70% de água. Por isso a importância da água para a saúde humana é um assunto sempre muito discutido por diversos especialistas. Sabemos é que ela é um elemento essencial para a existência de qualquer forma de vida, mas será que a água cura tudo?

 

Segundo a bióloga Liéven Peruzzo, beber água filtrada corretamente é essencial para manutenção dos fluidos e funcionamento dos órgãos, podendo, sim, evitar algumas doenças. Por isso, separamos 4 itens para mostrar aimportância da água na prevenção de doenças:

 

 

1. Pressão Arterial: a ingestão de água filtrada reduz a hipertensão, uma vez que a filtragem ajuda a conduzir os sais minerais no organismo.

 

2. Rins: beber água ajuda a circulação sanguínea e a filtragem de agentes tóxicos, além disso, combate ativamente a insuficiência e hipertensão renal. Manter o seu corpo hidratado ajuda a reduzir as chances de cálculos renais e do desenvolvimento de infecções na região.

 

3. Prisão de Ventre: a ingestão regular de água filtrada auxilia a regularização do trato intestinal. Ou seja, não basta beber água de qualidade, é essencial que o consumo seja feito de forma regular (beber muitos litros de água de uma só vez pode exigir demais do funcionamento dos rins).

 

4. Articulações: a água filtrada tem uma melhor condutibilidade, por isso, ajuda a lubrificar as articulações do seu corpo, contribuindo para reduzir as dores, diminuindo o desgaste.

 

 

A importância da água filtrada

 

É fundamental lembrar que os benefícios citados acima só são possíveis quando ingerimos água filtrada! A justificativa é simples: enquanto a água não for corretamente filtrada, pode conter substâncias perigosas para o nosso organismo (como o cloro). A bióloga Liéven Peruzzo nos explica melhor sobre isso.

 

“O cloro é um veneno para o corpo humano, desencadeando a produção de radicais livres no organismo que são altamente cancerígenos, causando danos celulares. Beber água clorada pode causar problemas nas artérias, nos rins, bexiga, no sistema como um todo”.

 

Se você quiser conferir todas as dicas da nossa bióloga, é só clicar aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Oa7Rbdu8_1U

 

 

E o perigo de beber uma água não purificada está além da presença do cloro. A biomédica Francine Rahmeier explicou que a água que sai diretamente da nossa torneira pode vir com alguns resíduos químicos, medicamentosos, metais pesados, bactérias, vírus e/ou parasitas. Afinal, mesmo sendo bem tratada nas estações de tratamento, a água pode ser contaminada nas tubulações e usinas de armazenamento.

 

“Com a filtragem de água é possível eliminar alguns tipos de bactérias que podem causar doenças gastrointestinais e outras infecções, como a escherichia coli, a salmonella e algumas espécies de amebas”.

 

Para entender mais do que a Francine nos contou no vídeo é só assistir o vídeo completo neste link: https://www.youtube.com/watch?v=JcNf9yPQORs&t=

 

 

Depois de tudo isso, fica evidente o motivo da água filtrada ser tão importante para o consumo humano. A água não cura tudo, mas quando ingerida corretamente, tem um papel fundamental para a manutenção dos fluídos, funcionamento renal, intestinal e muscular, tornando-se essencial para a diminuição de níveis de colesterol e ajudando a prevenir muitas doenças do nosso organismo. E você, já bebeu água hoje?