Você sabia que a água é o elemento mais abundante do nosso organismo? Uma pessoa adulta é composta por cerca de 70% de água.
Por isso a importância da água para a saúde humana é um assunto sempre muito discutido por diversos especialistas. Sabemos é que ela é um elemento essencial para a existência de qualquer forma de vida, mas será que a água cura tudo?
Segundo a bióloga Liéven Peruzzo, beber água filtrada corretamente é essencial para manutenção dos fluidos e funcionamento dos órgãos, podendo, sim, evitar algumas doenças. Por isso, separamos 4 itens para mostrar aimportância da água na prevenção de doenças:
1. Pressão Arterial: a ingestão de água filtrada reduz a hipertensão, uma vez que a filtragem ajuda a conduzir os sais minerais no organismo.
2. Rins: beber água ajuda a circulação sanguínea e a filtragem de agentes tóxicos, além disso, combate ativamente a insuficiência e hipertensão renal. Manter o seu corpo hidratado ajuda a reduzir as chances de cálculos renais e do desenvolvimento de infecções na região.
3. Prisão de Ventre: a ingestão regular de água filtrada auxilia a regularização do trato intestinal. Ou seja, não basta beber água de qualidade, é essencial que o consumo seja feito de forma regular (beber muitos litros de água de uma só vez pode exigir demais do funcionamento dos rins).
4. Articulações: a água filtrada tem uma melhor condutibilidade, por isso, ajuda a lubrificar as articulações do seu corpo, contribuindo para reduzir as dores, diminuindo o desgaste.
A importância da água filtrada
É fundamental lembrar que os benefícios citados acima só são possíveis quando ingerimos água filtrada! A justificativa é simples: enquanto a água não for corretamente filtrada, pode conter substâncias perigosas para o nosso organismo (como o cloro). A bióloga Liéven Peruzzo nos explica melhor sobre isso.
“O cloro é um veneno para o corpo humano, desencadeando a produção de radicais livres no organismo que são altamente cancerígenos, causando danos celulares. Beber água clorada pode causar problemas nas artérias, nos rins, bexiga, no sistema como um todo”.